terça-feira, 1 de dezembro de 2015

                          Um tempo determinado a restauração. Amós 9: 11 a 15
Todas as coisas na Terra com o passar do tempo se desgastam e passam a necessitar de restauração. Exs. : uma casa, um carro, a nossa fé e nossa visão como aconteceu com Abraão e Elias.
Deus que jamais desiste de cumprir seus propósitos e promessas que nos fez, sabe que as lutas e crises que vivemos nos desgastam, e que por isso precisamos de tempos em tempos passar por um processo restaurador.
2015 é um ano determinado por Deus para nossa restauração em todas as áreas e isto só não acontecerá na vida de quem não crer ou não quiser, porém os que se entregarem ao tratamento de Deus e estiverem dispostos a pagar o preço da restauração, viverão grandes milagres. O ano da restauração é uma promessa vinda de Sião (foi o tema de Tabernáculos 2014/15) e está direcionada a nós do M12, pois só poderão cumprir o chamado de restaurar a outros, os que forem líderes restaurados.
Nossa missão na Visão M12 é muito mais do que gerarmos igrejas numerosas. Nosso alvo é restaurarmos de forma plena e definitiva, vidas, famílias e ministérios.
Apesar de tantos bons resultados que já obtivemos na Visão, há momentos em que nos deparamos com dúvidas, dificuldades e uma certa falta de direção e forças. (É como se não soubéssemos como avançar e ampliar nossa conquista).
Este processo que não sabemos explicar é a evidência da necessidade de restauração. A Visão M12 tem no Brasil 15 anos e é natural que hajam desgastes, pois apesar de ser uma visão divina e muito eficaz ( o modelo usado por Jesus ) ela é feita por homens que por serem falhos, as vezes erram na interpretação do que é a Visão ou em como aplicá-la. Quatro verdades fundamentais precisam ser compreendidas para que vençamos as barreiras que se levantam no Reino do Espírito contra este mover e possamos viver as grandes coisas que nele estão preparadas para nós.
  1. A Visão M12 é um chamado pessoal para cada um de nós.
  2. Para que estejamos a salvo dos assaltos da dúvida, do medo, do desânimo e da desistência, precisamos ter uma forte convicção no Espírito de que este é um mover de Deus e de que “eu” fui escolhido especificamente por Deus para este propósito.
    Quem sabe que foi chamado para servir a Deus, não apenas suporta as provas, como tem força em si mesmo para consolidar a outros.
    Quanto mais intimidade eu tiver com o Senhor, menos dúvida e dificuldade eu terei para entender o meu chamado.
    Não há como questionar a Visão, pois ela é Divina, Bíblica e já nos deu excelentes frutos. Com base nesta afirmação alguém pode então perguntar: por que então há tantas dificuldades, algumas frustrações e até perdas???
    A resposta é porque nós (seres humanos) falhamos ao interpretá-la e ao aplicá-la. Há líderes que perderam a essência da Visão e por isso não conseguem atender a seus requisitos, neste ano, porém em Nome de Jesus eles serão restaurados.
    Algo muito importante neste ano é entendermos o que é restaurar algo como um quadro, uma escultura, ou um modelo de trabalho.
    Restaurar é recuperar as características originais do objeto ou do processo, levá-lo a ser fielmente como era no princípio, sem acrescentar ou tirar nada.
    Quando queremos saber como as coisas eram no princípio na vida de uma família ou de uma nação, temos duas alternativas: Perguntar aos mais velhos ou estudar os livros de história e seus registros. No caso da Visão precisamos estar perto dos que tem mais experiência do que nós (nossos líderes) e sermos estudiosos da Visão conhecendo seus princípios e passos. (ensinados pelos livros e manuais)
    A Visão é bem simples, porém muito rica em detalhes que não podem se perder ao longo do tempo. O zêlo na aplicação dos passos e na observância dos detalhes, conservam a Unção do Espírito que dá eficácia ao processo.
    Neste ano vamos revisar o modelo original e resgatar seus processos para que nossa conquista e alegria sejam também restauradas.
  3. Reavaliar nossas motivações.
  4. Antes de abordarmos motivações humanas, vamos conceituar o que mais importa: A motivação do coração de Deus.
    O propósito de Deus através da Visão é: Edificar o Reino de Deus pelo amor salvando vidas e fazendo discípulos para o Senhor Jesus.
    A única motivação correta é o amor, apesar disto, vejo líderes excessivamente preocupados com sua sobrevivência ou com a mudança de seu status social, dois objetivos lícitos, mas que devem ser consequência de vivermos a motivação primeira e correta, que é o amor. Não podemos deixar que o coração humano nos traia e faça vermos as pessoas, os discípulos como fontes de renda, status, poder ou fama. A Bíblia chama líderes assim de pastores mercenários.
    Se deixarmos o primeiro amor, a Glória de Deus nos deixa. Vamos orar e vigiar para que nosso alvo seja sempre as pessoas e não nas coisas, para que nosso tesouro sejam os valores espirituais e não os terrenos.
    Lembre-se, se você amar de fato as pessoas, seu êxito lhe trará a prosperidade divina, como uma consequência saudável, (a benção do Senhor é o que enriquece e não trás consigo dores).
  5. Me esmerar em ser um discípulo melhor a cada dia.
  6. Não se esforce em ser um grande líder, mas sim um excelente discípulo. (ser um grande líder será uma consequência automática).
    A Visão não existe sem a relação líder/discípulo e nela só há duas posições, em um momento sou líder e em outro eu sou discípulo. (Nosso sucesso está em aprendermos a viver as duas posições).
    Há pessoas que só querem ser líderes (pessoas que não se submetem a uma cobertura espiritual, mas não abrem mão de exercê-la ).
    Há também aqueles que só querem ser discípulos (não amadurecem para liderar, são como adolescentes que não querem ser adultos nunca ).
    Ambas as posturas acima, estão fora da vontade de Deus e não geram frutos na Visão. Se, porém decido trilhar o caminho de Deus, devo começar pelo começo, sendo primeiro filho para depois ser pai, sendo primeiro discípulo para depois ser líder.
    No tempo em que eu estou sendo ensinado e testado como discípulo, eu tenho a oportunidade de definir que tipo de discípulos eu vou ter.
    Não entendeu? É simples, Jesus definiu que seria assim dizendo: o que quereis que os homens vos façam, fazei vós a eles.
    Você quer ter discípulos presentes, amigos, leais, frutíferos, responsáveis, primiciadores??? Então seja tudo isto na vida do seu líder, porque no Reino de Deus cada semente produz segundo a sua espécie.
  7. Precisamos moldar nosso caráter.
  8. A premissa da Visão é santidade e a porta de entrada espiritual é Peniel, lugar de mudança de caráter.
    O Ap. Paulo diz em Gálatas 4: 19 …meus filhos, por quem sofro as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós.
    Nosso caráter deve ser moldado a semelhança do de Cristo e o que promove isto, é nosso exercício em conhecer e obedecer a palavra de Deus. Isto representa ter a revelação dos princípios e viver por eles.
    Se o caráter não for tratado não há base para a sedimentação dos princípios. Ex. para se devolver dízimos ao Senhor é preciso fé, certo? Mas para devolvermos todos os meses sem falhar é preciso ter bom caráter, pois a base de sustentação da fé é o caráter da fidelidade de Cristo. Cristo não nos dá o sol um mês sim e outro não, nem a água que é vital deixa de cair ano após, porque o caráter de Deus é imutável e o nosso, como seus filhos deve ser também.
    Se o caráter de um líder for deformado, por maior que seja sua conquista, esta estará ameaçada. Mesmo no seio da Visão, Apóstolos Pastores e líderes têm perdido posições de honra, discípulos e até a Unção, por debilidades no caráter que os levam a maus testemunhos e até a escândalos.
    Há um ditado que diz que carisma sem caráter é uma tragédia e isto é pura verdade.
    Muitos tentam levar o ministério só na base de dons e carisma, mas estes são atributos exteriores que não substituem o bom caráter necessário na vida de um líder.
    Que o Senhor nos conceda carisma diante dos homens, mas mais do que tudo um bom caráter semelhante ao de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário